Até o fim de julho de 2025, 100% da área urbana de Araricá contará com abastecimento de água tratada. A projeção é da Araricá Saneamento, empresa responsável pelo serviço de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto no município.
Desde que assumiu os serviços, em julho de 2023, a concessionária já investiu quase R$ 17 milhões na recuperação e ampliação da infraestrutura de saneamento. O objetivo, segundo o engenheiro Nikolas Platchek, é universalizar o acesso à água tratada e resolver um problema histórico da cidade.
“Trabalhamos bastante e estamos trabalhando para universalizar o abastecimento de água em Araricá o quanto antes, revertendo um problema histórico da cidade. Para isso, temos investido pesado na construção da captação e estação de tratamento de água, além de identificação de vazamentos, testes e reparos das tubulações existentes e implantação de novas redes, sendo mais de 14km de redes novas para 2025”, destacou Platchek.
Atualmente, os moradores já contam com fornecimento de água tratada por pelo menos cinco horas diárias, chegando a, no mínimo, 12 horas nos fins de semana. Antes do início da operação da Araricá Saneamento, Araricá não possuía abastecimento com agua tratada.
Outro desafio enfrentado pela empresa foi o índice elevado de perda de água no sistema, que ultrapassava 70%. As principais causas eram vazamentos e ligações irregulares, popularmente conhecidas como “gatos”.
Com os investimentos e ações de melhoria, a expectativa é que a universalização do serviço traga mais qualidade de vida à população, com diminuição nos casos de internações de crianças e maior segurança no consumo de água.